tna blog

Principais considerações sobre equipamentos de embalagem de alimentos congelados

postado em 9 agosto, 2017 por

Como discutimos no blog anterior, “Aumento na demanda global por alimentos congelados“, o mercado global de embalagens de alimentos congelados cresce a uma taxa de cerca de 5% ao ano. Até 2019, espera-se que o segmento de mercado chegue a quase US$ 9 bilhões – sem indícios de desaceleração.

Para aproveitar a crescente demanda dos consumidores por alimentos congelados, os fabricantes devem satisfazer as necessidades únicas de embalagem desses produtos, incluindo requisitos de segurança alimentar, durabilidade e prevenção de vazamentos. Como em muitos outros mercados, a necessidade de tecnologia para embalagens de alta qualidade é primordial.

 

Tecnologia de embalagem para alimentos congelados

Os sistemas de preenchimento e vedação de forma vertical (VFFS) são soluções populares para produtos congelados, pois oferecem flexibilidade, alto desempenho de vedação, design higiênico e confiabilidade, mesmo em ambientes hostis. Aqui, exploramos as principais considerações que os fabricantes devem fazer para a embalagem de alimentos congelados:

Segurança alimentar

A indústria de alimentos congelados tem algumas das mais altas normas de segurança, especialmente em torno de procedimentos de saneamento e limpeza. Os fabricantes devem buscar tecnologias com certificação IP65 para garantir uma proteção total contra entrada de poeira e procedimentos de lavagem agressivos, incluindo jatos de água de baixa pressão de qualquer direção. Além disso, procure um sistema com um gabinete com certificação NEMA 4x, que protege os sistemas de controle durante lavagens totais com desinfetantes.

Para otimizar a segurança e a qualidade dos alimentos, os fabricantes devem procurar um sistema de embalagem higienicamente projetado, o que facilita a limpeza. Por exemplo, os sistemas VFFS de aço inoxidável são projetados para aproveitar a gravidade no transporte de produtos, com superfícies inclinadas que eliminam o acúmulo de resíduos de alimentos e evitam a contaminação cruzada. Estes sistemas também permitem um acesso mais fácil às peças da máquina, simplificando a limpeza.

Finalmente, a velocidade de produção também é importante: Se os produtos não forem transferidos de forma rápida e eficiente, eles descongelarão, o que afeta a qualidade e a segurança dos alimentos.

Escolha do filme

O filme é importante na indústria de alimentos congelados, pois ele aumenta o apelo visual, informa o consumidor, melhora a conveniência e desempenha um papel fundamental na proteção do produto. A embalagem deve ser capaz de suportar as pressões de vedação, congelamento, armazenamento, transporte, descongelamento e, em alguns casos, até mesmo cozimento.

Para enfrentar esses desafios, muitos produtores de alimentos congelados usam filmes de polietileno (PE), que oferece alta durabilidade, resistência à punção e longa vida útil. Os fabricantes devem usar sistemas de produção compatíveis com o filme desejado. Durante o processo de embalagem, o excesso de fricção do lado selante do filme pode causar uma alimentação ruim de filme e tamanhos de pacotes inconsistentes, além de diminuir o progresso dos pacotes nas calhas de entrega, o que afeta a qualidade geral do produto.

Tecnologia de vedação

Uma tecnologia eficaz de vedação ajuda a garantir a qualidade, aparência e segurança dos alimentos congelados, protegendo-os contra materiais e gases externos. O tipo de tecnologia de vedação mais adequado depende do material do filme utilizado.

Por exemplo, a vedação térmica constante ou direta é ideal para filmes mais espessos com alto ponto de fusão, como o polipropileno revestido (PPE), pois os selantes térmicos constantes podem alcançar temperaturas controladas mais elevadas do que outras formas de tecnologia de vedação. Os sistemas VFFS com mandíbulas de alta condutividade térmica ou selagem a calor por impulso são boas opções para o setor de alimentos congelados.

Integração do sistema

Para maximizar a produção de alimentos congelados, os fabricantes devem considerar a integração do sistema completo e a jusante. Quando todos os componentes são integrados e se comunicam efetivamente com os outros, tanto a eficiência operacional quanto o desempenho serão otimizados.

Saiba mais

Conforme o mercado de alimentos congelados continua a crescer, os fabricantes devem aproveitar sistemas de produção de alta qualidade para fornecer um produto seguro e atraente para os consumidores. Com as considerações acima, eles estarão bem preparados para identificar a tecnologia que oferece mais flexibilidade, desempenho, facilidade de uso e design higiênico para serem bem-sucedidos.

O arctic® 3tna ajuda os fabricantes a cumprir os requisitos de desempenho e regulamentação do setor de embalagens de alimentos congelados. Fabricado em caixa de aço inoxidável anticorrosivo e sólido, e com uma classificação de proteção de entrada IP65, esta máquina atende aos mais rigorosos regulamentos sanitários. Oferecendo selagem constante e por impulso, o tna arctic 3 também oferece um melhor desempenho e precisão de vedação com uma ampla variedade de filmes de embalagem, incluindo polipropileno laminado e filmes de PE, como o polietileno linear de baixa densidade (LLDPE), para criar pacotes atraentes.

Para saber mais sobre embalagens de alimentos congelados e as principais considerações para otimizar o processo de embalagem, baixe o relatório branco aqui.

Basta inserir seu endereço de e-mail para fazer gratuitamente o download embalagem de alimentos congelados

Para fazer diretamente o download de todos os materiais

Entre ou cadastre-se

 

categoria:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *