tna blog

Tendências de petiscos salgados: descubra o que vem por aí em 2019 e nos anos seguintes

postado em 10 janeiro, 2019 por

É ano novo, o que significa que é o momento perfeito para dar uma olhada no que está surgindo na categoria mundial de petiscos salgados. No ano passado, os consumidores desejavam que seus petiscos fossem saudáveis, limpos e servidos em pequenas embalagens individuais. Então, o que podemos esperar de 2019? Demos uma olhada na previsão da GlobalData a respeito de como deverão ser os petiscos em um futuro próximo, e aqui estão as três principais tendências1:

Tendência 1: Insetos

Parece que não há como impedir o exército de criaturas rastejantes que invade nossos hábitos de consumir petiscos. Já uma grande tendência em 2018, as proteínas continuarão sendo ingredientes populares em 2019, sendo que proteínas vegetais e à base de carne devem se estabelecer firmemente no mercado. Mas isso não vai parar por aí. A GlobalData prevê que não há limites para novas fontes de ingredientes, e muitos fabricantes continuarão explorando novas alternativas. Isso também fará com que as marcas se concentrem em proteínas de insetos, como insetos fritos comestíveis e salgadinhos feitos com farinha de insetos orgânica. Embora a tendência ainda esteja em um nível de nicho no momento, espera-se que ela ganhe força nos próximos anos, uma vez que os petiscos de insetos não apenas oferecem benefícios nutricionais, mas também são ecologicamente corretos e mais baratos do que os petiscos de carne.

Tendência 2: Sustentabilidade

Se 2018 teve tudo a ver com embalagens sustentáveis, 2019 provavelmente verá a tendência de sustentabilidade se expandir ainda mais e se espalhar para o segmento de ingredientes. De acordo com a GlobalData, começaremos a ver muito mais declarações em produtos como “Comércio justo”, ou “de fonte sustentável” para atrair o crescente grupo de consumidores socialmente conscientes e millennials que se preocupam com questões relacionadas à ecologia. Esse último grupo será um fator demográfico fundamental para o movimento de sustentabilidade, já que tende a estar mais disposto a pagar mais por tais produtos. Com as reivindicações de sustentabilidade ganhando popularidade, espera-se que a transparência surja como uma norma no mercado de petiscos, o que, por sua vez, obrigará mais e mais fabricantes a oferecer o mesmo.

Para 32% dos entrevistados na Alemanha e 27% no Reino Unido, o grau ético/ecológico/socialmente responsável do produto frequentemente/sempre influencia a escolha dos alimentos.

Tendência 3: Redução de sódio

O açúcar está para os doces como o sal para os petiscos salgados. Embora a guerra contra o sal já se prolongue por algum tempo, novas mudanças nos rótulos das informações nutricionais estabelecidas pela FDA nos EUA1 (em vigor a partir de janeiro de 2020) e renovadas discussões na Europa em torno de uma nova abordagem de rotulagem combinada forçarão em breve fabricantes a reduzirem os níveis de sódio para tornarem seus produtos mais atrativos no que diz respeito aos rótulos. Algumas das maiores marcas de alimentos já se comprometeram a reduzir o teor de sódio em seus alimentos, e é provável que outras sigam o mesmo caminho em breve.

E o petisco de 2019 é…?

Salgadinhos de grilo de origem ética levemente salgados!

 

Gostaria de se manter em dia com as informações mais recentes do setor? Inscreva-se em nosso boletim informativo trimestral e o receba diretamente por e-mail!

 

1Opportunities in the Global Savory Snacks Sector: Analysis of Opportunities Offered by High-Growth Economies (GlobalData, August 2018)
2https://www.fda.gov/Food/GuidanceRegulation/GuidanceDocumentsRegulatoryInformation/LabelingNutrition/ucm385663.htm#dates

 

categoria:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *