tna blog

Aumento na demanda global por alimentos congelados

postado em 8 agosto, 2017 por

Em países em redor do mundo, o interesse global em alimentos congelados realmente decolou. A demanda por vegetais,  frutas e refeições prontas congeladas chegou a um máximo histórico, e estima-se que o mercado continue a crescer nos próximos anos.

Pesquisas indicam que o mercado mundial de embalagens de alimentos congelados atingirá quase US $ 9 bilhões até 2019, crescendo a um CAGR de cerca de 5%. As refeições prontas congeladas atualmente representam mais de 30% do mercado total de alimentos congelados, mas batatas congeladas e outros produtos hortícolas, frutas, peixes e frutos do mar, sopas, produtos à base de carne e itens de padaria também estão tendo aumento de demanda.

 

Atendendo a necessidades múltiplas

Os alimentos congelados estão bem posicionados para satisfazer uma miríade de necessidades dos consumidores. Atualmente, vários fatores importantes impulsionam o crescimento do mercado de alimentos congelados:

Conveniência. Talvez o mais importante, os alimentos congelados ajudam a atender à crescente demanda dos consumidores por opções de refeições convenientes e prontas para cozinharEnquanto lidam com sua azáfama diária, os consumidores querem ter acesso rápido e fácil a alimentos deliciosos sempre que precisam. Refeições e lanches congelados proporcionam conveniência em casa e no trabalho. E, conforme indivíduos, restaurantes e varejistas compram mais alimentos básicos on-line, as tecnologias de congelamento ajudam a garantir que esses produtos cheguem com segurança, mesmo que enviados para o outro lado do mundo.

Saúde e frescura. Outro grande benefício dos alimentos congelados é que o processo de congelamento ajuda a preservar as vitaminas e minerais de um alimento, sem o uso de conservantes, agradando a crescente demanda por ingredientes e alimentos “limpos” e saudáveis. Além disso, alimentos congelados estão melhor protegidos contra a deterioração do que muitos alimentos frescos.

Progresso econômico global. O crescimento econômico mundial e o aumento dos rendimentos também levam mais consumidores a adquirir alimentos congelados à medida que começam a priorizar a conveniência em relação ao preço. De acordo com a GrandView Research, o mercado de alimentos congelados da Europa representa mais de 35% da receita total, enquanto se espera que a Ásia-Pacífico tenha a maior taxa de crescimento devido à expansão dos restaurantes de fast food em diversos países.

Avanços tecnológicos. Novos tipos de filmes e projetos aprimorados de embalagens também permitiram que o mercado de alimentos congelados prosperasse, possibilitando que os fabricantes se distinguissem e atendessem à demanda dos consumidores com diversas inovações, como aberturas de entalhe rasgado, fechos seláveis e embalagens de porção única.

 

Necessidades únicas de embalagem

Enquanto os alimentos congelados apresentam um grande potencial para os fabricantes, os produtos exigem considerações especiais de embalagem para garantir que o alimento permaneça fresco e seguro. Várias considerações importantes entram em jogo ao trabalhar com alimentos congelados:

Segurança alimentar: Os alimentos congelados podem descongelar facilmente quando expostos ao calor ou à luz, o que cria problemas de segurança alimentar. Para permanecer em conformidade com as normas de segurança alimentar, os fabricantes devem selecionar embalagens que incentivem a estabilidade da temperatura e ajudem a evitar a degradação.

Durabilidade: Claro, a durabilidade é primordial. Se um pacote rasga ou abre facilmente, o alimento dentro é comprometido. Os consumidores, varejistas e restaurantes querem ter a certeza de que os alimentos congelados não causarão vazamentos e bagunça desagradáveis.

Qualidade: Se luz, oxigênio ou umidade permearem a embalagem, os alimentos podem perder sabor, textura, cor e até mesmo valor nutricional.

Promoção: A embalagem dos alimentos congelados é uma excelente oportunidade para chamar a atenção do consumidor. Os principais fatores a serem considerados para este segmento incluem apelo visual e design “fácil de cozinhar” conveniente. Os consumidores muitas vezes também adquirem produtos com design de embalagem transparente para que possam ver a qualidade dos alimentos no interior.

 

Escolhendo a tecnologia certa para a embalagem

À medida que o mercado de alimentos congelados continua a aumentar, os fabricantes precisam atuar rapidamente para atender à demanda dos consumidores. As tecnologias de embalagem de alto desempenho podem ajudar os fabricantes a ter sucesso no setor de alimentos congelados, proporcionando a flexibilidade, a facilidade de uso e o design higiênico de que eles precisam para superar a concorrência.

Para saber mais sobre as tecnologias de embalagens que atendem aos requisitos exclusivos dos alimentos congelados, junte-se a nós para a segunda parte desta série do blog, “Principais considerações sobre equipamentos de embalagem de alimentos congelados“.

 

categoria: