tna blog

Benefícios levam ao crescimento da fritura em lote

postado em 11 agosto, 2017 por

A fritura em lote surgiu como uma das técnicas de produção com crescimento mais rápido da atualidade, uma vez que fabricantes de todo o mundo buscam novas manerias de atender à crescente demanda dos consumidores por lanches saudáveis. Os sistemas de fritura em lote ajudaram a possibilitar o crescimento de dois dígitos do mercado de chips de frutas e hortaliças nos últimos anos, criando novas oportunidades de versões mais saudáveis desse segmento líder de lanches.

Vamos analisar alguns dos principais benefícios por trás do crescimento dos sistemas de fritura em lote:

  • Menor absorção de óleo. Os sistemas de fritura em lote permitem que os fabricantes cozinhem produtos em temperaturas mais baixas e por mais tempo, o que sela a parte externa do produto e reduz a absorção de óleo. Como a absorção de óleo é minimizada, os fabricantes podem comercializar seus produtos entre os consumidores com a indicação “gordura reduzida”.
  • Redução na formação de acrilamida. O emprego de temperaturas mais baixas no cozimento reduz também a formação de acrilamida, um produto químico que foi vinculado a problemas de saúde. Nos últimos anos a Organização Mundial da Saúde, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e outras agências recomendaram aos fabricantes a redução nos níveis de acrilamida em seus alimentos, o que levou muitas empresas a incorporar novas técnicas de fritura.
  • Melhor textura. O cozimento em menor temperatura da fritura em lote também ajuda a obter a textura crocante perfeita que os consumidores adoram, já que o excesso de umidade é fervido e removido gradualmente. Isso torna a fritura em lote ideal para os “chips de panela”, um tipo de lanche cujo mercado apresentou crescimento constante nos últimos anos.
  • Minimização da caramelização e formação de cor. Eventualmente a fritura em altas temperaturas pode causar caramelização e alterar a cor dos chips de frutas ou de hortaliças, causando um produto final não homogêneo. Entretanto, as temperaturas mais baixas da fritura em lote permitem um cozimento mais lento e homogêneo, que reduz as chances de caramelização e de alteração na cor.

 

Enquanto a fritura em lote continua aumentando em popularidade, outras inovações em equipamentos de fritura e processamento estão permitindo que os fabricantes adicionem esse método de fritura, de forma simples e econômica, em suas linhas de produção. Leia nosso relatório branco, “Principais considerações ao escolher equipamentos para fritura,” [include link to whitepaper] para saber mais.

 

categoria:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *